quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Poluição

Pediram-me para falar um pouco da poluição.

Como qualquer grande cidade, óbvio que a poluição aqui é imensa, falamos de uma cidade com uns 30 km de comprimento e penso que quase outros tantos de largura, com 20 a 35 graus o ano inteiro, com bairros e favelas sem água potável nas torneias a menos que se tenha um filtro em casa e aí já se pode beber, mas mesmo assim é preférível comprar garrafões de água mineral.

Salvador possui várias particularidades que não convivemos em Portugal ou sequer na europa, tais como, as janelas das casas estão permanentemente abertas para entrar ar senão morria-se abafado, portanto as casas são fechadas com grades e cadeados ao invés de portas fechadas com fechadura. Se vivemos num apartamento, ele é vigiado 24h por dia por um porteiro e recepcionista e segurança ao mesmo tempo. Nestes apartamentos que geralmente têem no mínimo 15 andares já encontramos assim camas e sofás e mesas como é normal, porém na casa onde estou a morar de momento, que é casa mesmo, num Bairro chamado Brotas, o colchão está no chão de um dos quartos, e no outro há um beliche, na cozinha não há mesa (perguntem ao dono que é doido porque é que ele a deitou fora, lol) e o sofá-cama tem sido o meu quarto.

É um pouco tudo o 8 ou o 80!

Na praia existem imensos "camaleões" que são os vendedores de rua, vendendo comidas, bebidas, roupas, colares, camarão, etc. Claro que tanta coisa na praia acaba a levar cascas, restos, beatas, papel, plástico e afins para a areia poluindo ali aquilo tudo. à noite vêem as ratazanas comer os restos, assim como baratas, pulgas e sardões...de dia recomeça o ciclo turístico.

O que nos safa nesta coisa, é que há lá pessoal a alugar cadeiras de praia e bancos, o que nos leva a evitar de deitar na areia. estes geralmente também alugam guarda-sóis e as comidas e bebidas. O meu favorito na praia é mesmo a àgua de côco fresquinha e o queijo coalho assado na brasa. Sim andam a vender queijo assado na brasa na praia! :)

Poluição...Quase não se vêem caixotes do lixo, por isso o lixo é deixado dentro de sacos plásticos em pontos específicos na rua e em alguma hora do dia passam os camiões e levam os sacos todos embora...se calha de não virem cedo, aquilo fica a apanhar calor e a tresandar um bocado, mas é normal...

Eu não acho nada anormal, não sei porque, mas parece que nunca saí daqui, pois nada me escandaliza!...É a sociedade aqui que é assim, a cultura, a vida! Quando vou ás compras com a minhya mãe para o Porto no Verão e levo chinelos, também chego a casa à gafanha com os pés pretos, o corpo a colar e o cabelo oleoso, aqui é isso todos os dias, mas com direito a prainhas paradísiacas para compensar essa parte!

2 comentários:

Humibios disse...

O k me preocupa aquid este lado da europa é k no ano de 2008 foi devastada 17% da amazonia, vi uma reportagem em relação a isso aqui em Paris, o governo Brazileiro vai ter de por em pratica meios drasticos inclusive a educação da população no que diz respeito ao meio ambiente e rural.

Obrigado pelas informações que me enviaste.

Beijocas do teu Amigo Hugo Graça

Humibios disse...

e vi o estilo das pequenas e medias cidades
*e coitados eles n tem nada
Hugo dit (19:09) :
*mas ouvi dizer k o lula esta-se a presta a fazer grandes coisazs derivado à pressão que os outros paises do mundo lhe andão a fazer
*n sei mas ate q ponto vai ser bom p os brazileiros k vivem do meio comercial k é a madeira
Hugo dit (19:10) :
*existem muitas empresas k vvivem da extração da madeira
*mas por aquilo k vi
*o brazil vai ser um bom pis p viver daqui a alguns anos
Hugo dit (19:11) :
*n kero dizer k n é bom, mas talvez sera melhor ecologicamente e civicamente