quinta-feira, 5 de março de 2009

Para complementar a situação Bahiana!

Neste site fala um pouco mais sobre a bahia e os problemas sociais e económicos:

http://www.saude.ba.gov.br/dab/atencaobasicanabahia.asp

Vou citar alguns excertos deste texto que fala essencialmente do sistema de Saúde na Bahia:

"uma parcela expressiva da população baiana não tem acesso à saúde de qualidade e adequada à suas necessidades. Temos na Bahia a pior cobertura populacional da Estratégia de Saúde da Família de todo o Nordeste (em torno de 50%). "

"Unidades Básicas de Saúde: são organizadas de modo burocrático e normativo dificultando o acesso das pessoas quando elas mais precisam,"

"dificuldade de contratar e fixar profissionais de saúde de nível superior num mercado de trabalho caracterizado por relações precárias e alta competitividade entre os municípios para atrair principalmente os médicos. "

"A situação dos profissionais de nível médio (de saúde) não é nada melhor. Com vínculos e relações precárias de trabalho e sem processos de formação e qualificação profissional adequados"

"Com instalações precárias, as unidades básicas de saúde não têm oferecido um ambiente acolhedor nem garantido salas com espaço e equipamentos adequados. Os municípios têm arcado com a maior parte do custeio desses serviços, sendo muito pequeno o co-financiamento que o Governo do Estado vinha dando até 2006"

Sem comentários: