sexta-feira, 13 de março de 2009

Filosofar ou filosofices!

Estive a ler na última semana um livro que já deveria ter lido, a meu ver, quando eu tinha 15 anos que é a idade da menina Sofia, a personagem principal deste romance. Trata-se do "Mundo de Sofia".
Sem dúvida, um livro de nos mostra a história da filosofia, de forma estremamente resumida, mesmo demasiadamente resumida, já que esta história retoma os tempos idos antes de Cristo, uns 2000 anos, e vem até a esta nova era tecnológica, 2000 anos depois de Cristo!
Resumir esta história em meras 557 páginas é obra!
Inspirou-me imensamente, edescobri que possivelmente eu mesma sou uma filósofa!
Quer dizer, uma pessoa que se questiona imenso (sobre tudo) que postula teorias e generaliza imenso tudo o que vê...é sem dúvida uma filósofa! :P Será que estou a ser demasiado pouco altruísta? Ou será esta mais uma das minhas teorias malucas baseadas em pequenas experiências mentais provocadas pela leitura de um livro filosófico?
Provavelmente ambas!
Para quem se pergunta se já encontrei as respostas que vim procurar neste país, aresposta é simples: não! Se algum dia as encontrarei, seja em que lugar do mundo for? Provavelmente não também!
Na verdade o livro aijnda me confundiu mais. Pois tem imensos filósofos que defendiam que as respostas vêem de dentro de nós, que elas já estão inscritas em algum lugar interior divino. E tem outros que acreditavam que apenas com a experiência se conseguiria obter as respostas! Outros misturavam estas duas teorias, e acho que nem eles mesmo percebiam bem o que eles próprios pensavam sinceramente.
A verdade é que dificilmente se evolui estando parado num mesmo lugar, à espera que surjam as ideias por si só, (a menos que elas nos venham em sonhos, coisa que já aconteceu a imensos génios da antiguidade) mas estar demasiado envolvido nas coisas do mundo, no quotidiano da vida real, também não leva ninguém às respostas que a maioria dos filósofos de meia tigela (como eu) se questionam!
Meia tigela pois deixei há muito, algures entre a puberdade e a adolescência as teorias mais universais sobre a criação do mundo (deixo isso para o pessoal do Cern que anda atentar recriar o BIG Bang) e já só tento chegar a alguma conclusão sobre uma vida só! A minha! :)
Experimentar pensar afincamente, só por si já vi que não resultava...Basear-me em experiências novas, em lugares novos, com pessoas diferentes e uma cultura em nada semelhante à minha original...Vamos a ver! :)

4 comentários:

Humibios disse...

o gajo k sonhava era aristoteles.

Acho eu

Carlos disse...

Tenho a dizer que o pessoal do cern não anda a tentar recriar Big Bang nenhum. :p
O pessoal do cern é filósofo à sua maneira, e até há alguns muito aficcionados. Mas não tão aficcinados que percam tempo a filosofar sobre o Big Bang...
Aliás, porque o Big Bang é a parte que eles não conhecem definitivamente e como tal, e como são inteligentes, não o questionam. Assumem um determinado momento a partir do qual têm instrumentos para analisar o universo e trabalham a partir daí.

Nunca fui muito à bola com a filosofia. Porquê?
Vou fazer uma analogia muito prática: nas minhas simulações tenho que tomar decisões acerca das aproximações que quero e que posso fazer. Isto porque uma grande precisão nos resultados pode custar muito tempo de processamento, um tempo que mesmo com as máquinas mais sofisticadas existentes na Terra (no cern talvez?) seria quase infinito, pelo menos à escala da nossa vida temporal.
Ora, a minha opinião é a de que os filósofos primam por um custo temporal muito grande na procura de uma grande precisão que muito dificilmente é conseguida. Ainda por cima em questões completamente ambíguas e discutíveis, não objectivas. Não questiono a existência de filósofos, apenas não os compreendo...
No teu caso, e quanto ao altruísta, só tenho a dizer que provavelmente confundes um pouco o significado do termo filósofo e tudo o que isso engloba... Penso que quererás ser uma pensadora da vida, apenas e tão só e enormemente... Não sei se me faço perceber! Sê-lo é simples mas muito dificil...

Beijito

Lia disse...

"pensadora da vida"! Realmente é o que sou...E realmente não me assemelho aos fil[osofos pois esses pendem-se a dúvidas demasiado vagas, relacionadas com a origem do mundo, dos sonhos, das formas de vida originais. E claro que isso é impossível de descobrir com exactidão! Eu gosto de pensar o porquê de coisas bem mais próximas, mais presentes, ou de passado póximo. O porquê de cada pessoa ser como é, o porquê de fazerem determinadas escolhas, os motivos que nos levaram a ser como somos, e a forma de mudarmos e evoluirmos para melhor. Interessa-me a política, a economia e a sociedade em geral! Gostava de perceber como as sociedades diferem em tantos pontos culturalmente, mas ao mesmo tempo existem coisas que se repetem em todo o lado...Penso nisto! E muito mais claro! :)
Simples, mas díficil, sem dúvida!

Lia disse...

Ok, não era o Big Bang! Era só uma simulação aproximada ou não de alguma coisa que pode ter acontecido no chamado Big bang, que pode até nem ter sido isso!lol