O mundo está cheio delas, questões e opiniões. Quais as questões que valem a pena ter e as opiniões válidas para um mundo melhor? Para um pessimista, isso nem existe, um realista pode ficar demasiado acomodado, um optimista pelo menos vai tentar!... Eu sou um pouco dos três...depende do dia, da hora, da lua e das constelações!
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Um dia do Ano 2010
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Segredos revelados..
sábado, 26 de junho de 2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
domingo, 20 de junho de 2010
sábado, 12 de junho de 2010
Vidaaaaaa!
teem tanta certeza disso que fazem questao de tornar esta ideia uma realidade, a sua propria ontologia da vida.
O mundo da vida delas passa a ser o que entendem como um cruz, um sacrilegio a ser infelizmente e sagazmente vivido de forma irreversivelmente destinado ao fracasso, a desilusao e a infelicidade.
Percebo que esta ontologia me azola em certas ocasioes nao sendo, nem de perto nem de longe imune a isto, mas sei e entendo como normal, como uma fase e mais do que isso como uma superaçao a atingir logo de seguida, reagindo de forma corajosa, buscando a liçao da vida a ser aprendida e tornando o que parece ser negativo em algo que quase remotamente impossivel, em algo ligeiramente positivo.
Pois se bem que aconteceu, nao foi para me atrazar no caminho, mas somente para me ajudar a avançar, como um elastico que esticamos para tras com o intuito de mandar para a frente...esperando que o la a frente nao seja uma parede nem uma ribanceira, mas um lugar fofinho, que nos espera e nos abraça!
O lugar certo.
Aqui, agora, parecendo mau, parecendo ridiculamente injusto ou imensamente gratificante, o lugar certo! Porque quer queiramos quer nao, o universo ´e perfeito e alinha-nos a toda a hora, se o permitirmos e desalinhamo-nos permanentemente se assim o quisermos.
O mundo da nossa vida ´e o que queremos que seja...o universal ou o logico! Desejemos o que nos ´e de direito e nao o que desejamos que nao temos que outros teem, ou que mudem as circunstancias que nos rodeiem, que mudemos as nossas circunstancias internas e nao o mundo exterior. Que entendamos por uma vez, ou por a maioria das vezes que somos muitos, nao somos um so, somos o que fazemos, o que pensamos e o que sentimos nem sempre traz a bonança...o que pensamos raramente nos faz felizes e o que importa mesmo ´e a alma!
Ja dizia o Pessoa que a alma nao deve ser pequena...Aceitar o que somos, ´e a principal regra do mundo real, aceitar cada um como ´e sera a unica forma de viver num mundo real, uma ontologia nao imaginada, mas propulsionada pela natureza!
Como permitir que nao nos destruam a alma? Com coragem e determinaçao...com a certeza da fe no mundo, na natureza que ´e perfeita e nos mostra isso a cada instante.
O mundo cresceu pela mao e pelo modo de vida de quem foi unico, sendo ele/a mesmo. Mesmo que apagadas as memorias, afogadas as acçoes, sabemos quem mudou o mundo foi a natureza e o espirito de quem se mostrou!
Nao somos nada, mas podemos ser tudo...Basta enchermos a alma e parar de encher os bolsos, basta enchermos os coraçoes de bem estar crendo com fe na vida perfeita, bastaria sermos diferentes sermos nos mesmos...basta! De querermos ser o que nao somos, fazer coisas por outros, demonstrar coisas que sabemos, fazermos o que nao queremos. Basta de tudo e basta de nada!
Mergulhar no que fazemos com amor, tocar as pessoas com amor! Fazer do nosso mundo o que ele realmente ´e e nao o que acreditamos que ele possa ser. E podemos apenas desejar o que nos compete, nao desejar mais, porque nao ´e nosso por direito, ´e de outro algu´em e nao adianta tentar mudar isso...
O que deixamos no mundo senao a marca da nossa alma? O que deixamos senao a lagrima de quem nos sente? O que deixamos senao a lembrança do nosso olhar profundo?
Como queremos viver o resto da nossa vida? Com lamurias ou com luta? Lutando pelo que muitos vao invejar ou por algo que alguem se vai orgulhar?
Mundo da vida que fazemos, queremos, desejamos ou a vida que o Mundo nos oferece e a'gente merece?
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Vou fazer 17 e não 27!
terça-feira, 25 de maio de 2010
Uffff!!!
O despertador toca, "so mais dez minutos..."...pibbpibb!
6h30
Tenho de me levantar, onde estou? Sofa...fonix, pois tenho de me levantar, sera que vou ter de ir de bike, mas as rodas estao vazias..."Hugo...podes-me encher as rodas da bike pra ir pro trabalho?"...
6h45
Arfh...snif, arfh, snirf...haaa "vai Lia, anda, mais depressa!"...5 minutos..."faltam prai so 2 kilometros...haaa fodace ta frio nas orelhas!"
7h03
"Bom dia :)!"..."Dechpaxa-te que ja tens gente na sala". Mete os tapetes, liga os plasmas, liga as passadeiras, assina a folha...cumprimenta, conversa...
7h30
"Preciso dum cafe..."
8h00
Hora de acordar! Acho que acordei...Vou corrigir as senhoras!
10h00
Estou cheia de fome, secalhar era melhor ir comer algo...vou ali pedir um pao com manteiga no cafe..."aii pao quase sem manteiga...pronto ao menos nao engorda tanto!"
10h30
Avaliaçao-mede tensao, vai pra maquina, muda de maquina, explica, exemplifica, tira as medidas, conta, sorri, poe-te seria, mantem o olhar na sala, (contar as pessoas da sala ja era...), muda de t-shirt...
11h00
Sessao fantastica de PT-exemplifica, explica, conta, estica, alonga, conversa, sorri, concentra, muda de exercicio...exemplifica, explica, conta, estica, alonga...mais um...outro e mais uma coisa, e agora para terminar, massaja, alonga, conversa, sorri...relaxa!...Adorei! Fantastico.
12h00
Melhor parte do dia!SPA!
12h55
Fonix tenho de tomar banho em 5 minutos...
13h05
Sessao de PT Fixe!-Alonga, conversa, sorri, alonga, exemplifica, conta, alonga, explica, ri, conta piadas...ahahaha "estou a gostar"...e mais? "Tenho fome!"
14h30
Almoço! Fome fome fome!!!...Bacalhauzinho com natas e um tomatinho...nham nham! Ui ca bom!
15h00
Aula de Educaçao Fisica-Entrega de testes, auto avaliaçao, discurso sobre o ano lectivo, discurso sobre a vida e a emancipaçao dos jovens (ou falta dela), despedida com jogo dinamico...e volta a pe do pavilhao ate ao FIT! Na pas de popo!!
17h00
Sala, cardio, muscilaçao, corrige, cumprimenta, conta, exemplifica, conversa, cumprimenta, exemplifica, corrige!...
18h30
Estuda, descansa um pouco, senta...conversa!Pergunta, verifica se alguem precisa de ajuda, conversa, critica, ´e criticada, ajuda, senta mais um pouco...
19h00
Sala, avaliaçao fisica, pergunta, questiona, ouve, mede, pesa, mede, avalia, verifica, explica, mede, explica, conta, olha pro resto da sala, cumprimenta, mede, explica...! :D Sorri! Cumprimenta e brinca! Sorri e brinca...conta! Explica...
20h30
Challenge-aula espectacular, explica o circuito, faz as equipas, exemplifica, faz o aquecimento, alonga, "vai gente, nao PARA!!!Mais depressa!!DA-LHE!MAIS EM BAIXO!"..."barrigas pra dentro...endireita as costasss!!!"TROCA! VAI! TROCA!DA-LHE!TROCA!VAI!TROCA!TROCA..."
21h15
Abdominais-vou fazer! Hoje tambem faço!Nao posso desistir..."nao parem!!!!!" - "Shiii pararam todos e ficaram a olhar pra mim a fazer sem desitir" Fixeeeee... :P Proxima aula pagam-me o jantar se fizer a aula toda sem desistir em nenhum exercicio!...Ui...tou lixada. Tenho de lanchar ao menos proxima semana senao nao aguento!"...
21h30
Sala, cumprimenta, conversa, arruma a sala, arruma os pesos, os tapetes...desliga os plasmas...desliga as passadeiras...
22h00
Vai a boleia pra casa. Conversa, ouve, escuta...agradece!
22h30
Entra em casa...prepara a comida...so aquecer...fixe!Liga o pc...conversa com a Diana, pergunta como esta a Alemanha. Le emails...olha para o monitor...tres pontinhos...e começa a escrever!!!
23h52
Desliga!
domingo, 23 de maio de 2010
Yupi!!
Esta coisa das frases pegou em mim!
Para quem afirma que penso demais...
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Desafio Gigantesco!
Não ´e um acaso, não ´e um tem de ser, ´e um muito esforço, muita dedicação, muita certeza, muitos tropeços, muitas alegrias, muitas emoções, muitas tristezas também, desvios, saltos, cacetadas, as vezes anda-se para trás, as vezes anda-se quilometros em segundos.
Mas sentimos dentro de nos que vale a pena, que no final, que ´e apenas a morte, vivemos!
Conseguimos todos os dias, vamos conseguindo, não paramos jamais. Não queremos o tédio, odiamos a rotina, queremos sempre mais.
Mas uma coisa sabemos de antemão, sabemos no fundinho, sabemos porque nos incomoda aquela comichaozinha leve sempre presente, sabemos...que nada vale se não for partilhado!
E ´e também por isso que partilho neste blog, que partilho no dia a dia, que partilho e quero que partilhem comigo, o que pensam, o que desejam, o que precisam, o que fazem, o que conquistam!
Façam deste cantinho também vosso, um lugar não só de passagem, mas de testemunhos!
Desafio os leitores...
Quem se atreve?
terça-feira, 4 de maio de 2010
Divagaçoes!
Quando se evita cair...acaba-se no que se tem, exactamente igual! Tudo na mesma, lições poucas! Começo a achar quejá aprendi imenso na vida, exactamente por ter criado a capacidade de evitar as quedas, mas pode-se dizer que sabe realmente a pouco!
Podemos afirmar que queremos mil coisas, mas quem manda no fundo não somos nós, é o Universo Interior que possuimos! É pah...é! Porque eu tinha um sonho, queria aquilo com todas as minhas forças, fiz das tripas coração, sacrifícios, deixei coisas para trás, andei com coisas para a frente...E no final, na concretização, senti um alívio enorme de me ver livre daquele esforço incomensurável, uma sensação de enaltecimento quase tão veloz quanto o é a sensação do climax: estrondoso e demasiadamente rápido, e por isso dando lugar à vontade de ter outro!!
Um vazio! Que vazio? O vazio por não sentir isso de forma constante! Gostariamos de permanecer naquela sensação eternamente!...Não cansaria jamais se a sensação fosse sempre...de vertigem, prostração, preenchimento, transcendência!
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Nao va o diabo tece-las!
segunda-feira, 19 de abril de 2010
O homem da minha vida afinal...esta morto!
Literalmente lol
E por falar em frases sem sentido...
"Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão: toda a gente está convencida de que a tem de sobra." René Descartes
"Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir."
René Descartes"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."Isaac Newton
"O casamento é como enfiar a mão num saco de serpentes na esperança de apanhar uma enguia."Leonardo da Vinci
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Preciso de falar para poder fazer a diferença!
O objectivo é exactamente esse, ou deve ser!
Não se realiza um sonho para mais do que o preenchimento, nosso desse sonho.
Não precisamos de mais do que a nossa concretização...não precisamos de dizer ao mundo que conseguimos. Não precisamos de desculpas, de justificações ou sequer de pensar demasiado nisso...Seguimos em frente e enfretamos o mundo.
Este mundo complexo que nos parece pregar rasteiras por vezes, mas que na verdade só está a tentar sobreviver...
Estamos todos apenas e só...a viver breves momentos, uns tempos...Uma vida!
Como pretendemos vivê-la? Se for baseado no que possuímos, no que pensamos que temos, do que queremos ter...Vamos chegar ao final e inevitávelmente exlamar perplexos..."afinal fiz tudo errado!"
Estas palavras foram-me proferidas por alguém...no final da sua vida. E não obstante esse momento, estas palavras conseguiram inlfuenciar-me de modo a que partisse sem mágoas e eu vivesse com esse conhecimento!
Não quero ter...quero viver!
terça-feira, 6 de abril de 2010
Filmes...
E o que seria o mais acertado? Simplesmente o respeito, a honestidade e o típico e óbvio Amor!
Mas como não há bananas sem cascas nem noite sem dia, nem sonho sem pesadelo, os outros valores, tão válidos, presentes, reais quanto os anteriores tambem fazem parte da vida.
Confundindo-nos com outros, confundindo-nos com nós mesmos. Barrando os caminhos, tapando os olhos.
É crucial fazer como diz na canção dos Deolinda e mudar. Mudar para o lugar mais certo, que não é o do outro. É o nosso.
Queremos os caminhos dos demais, as bonanças dos demais, a sorte dos demais...
Não nos concentramos no que possuimos, não valorizamos o nosso dia, as nossas conquistas passam a ser a sobrevivência ao invés da vivência!
Os nossos prazeres são escassos, são consumíveis, os beijos passaram a ser bens de consumo...Um carinho passou a ser um bem de troca...o medo comanda a vida e os corajosos são burros loucos!
Do que vale ter tudo, se no final, como dizia o outro no filme que tem a banda sonora do Eddy Vedder...(não vou dizer o que o actor diz no final porque senão perde a piada, mas vão lá ver o filmezito!)
Alguém me ajuda para o nome do filme??
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Dormir descansada sim, viver não!
Muito há mais a questionar, a pensar a teorizar, mesmo havendo quem diga que não, que é simples, que é inato e todos já o temos dentro de nós!
Se fosse simples, não se escreveriam livros há séculos, não haveria a confusão emocional e conjugar do nosso mundo, talvez se não fosse esta confusão com este conceito, as coisas fossem melhores? Quem sabe?
Na verdade não se fala muito de amor, e quando se ouve esta palavra, existe uma sensação de desconforto, existe uma profunda vontade de parar de ler, uma sensação de fuga invade o corpo. Queremos fugir de pensar nele e o quotidiano ajuda-nos!
Eu diria, para apoiar o Fromm, que as rotinas são inimigas do amor. As rotinas são tão inimigas do amor, quanto o amor é-o para as rotinas. Fuga ao amor porque ele nos afasta do certo ou estável. Fuga! Coisas, mais coisas! Como diria o Baumman (outro teórico) "mantemo-nos conectados" para não estar nunca sozinhos, quando na verdade, estamos completa e totalmente vazios muitas vezes, porque nos falta algo...!
E que algo...não tanto a arte de amar, mas mais o amor em si. E aqui acrescento à teoria do Fromm, a questão não é só ter a capacidade externa, mas também ter a capacidade interna, de reconhecer, de estar atento, de ouvir com atenção, de parar...no silêncio...na quietude...parar no tempo e escutar...ouvir...o sussurro.....................................................................................................aquela vozinha longínqua que raras vezes escutamos.................................................................................................o silêncio.................................................................................................só estar....ali...presente....sentir.........................................................................flutuar...desconectar do mundo...conectarmo-nos.....................................................................................................................sintonizar a frequência...da alma...do que se passa cá dentro...de algo profundo...forte...que não ância...que está ali simplesmente!
Divaguei.
Desculpem...sou assim, é normal!
Fromm - A Arte de Amar!
“O amor é uma arte? Então requer conhecimento e esforço.”
Note-se que arte aparece aqui não como sendo arte instintiva, mas como artíficio. Este autor parte do pressuposto de que devemos aprender a teoria e a prática do amor para sermos capazes de exercer a arte.
Pois bem, isto vem dar um novo rumo à teoria da menina das pseudocertezas.
Nem Materialista nem Crente...Artista!
(Note-se que ainda há mais teorias de muitos outros autores)
Por incrível que pareça, este autor fala até do pseudo amor! Seria o amor "neurótico", aquele que é assente numa ilusão que nos é dado pela sociedade e cultura em que vivemos, o tal do príncipe encantado, ou do possuidor ao invés de dador.
Há uma coisa que já havia notado e que este autor concorda comigo (não sou eu que conrdo com ele, ehehe), vejamos nesta passagem:
“Nossa civilização oferece vários paliativos que ajudam as pessoas a não tomar consciência de sua solidão. O primeiro deles é a estrita rotina de trabalho burocratizado e mecânico, que ajuda as pessoas a permanecerem inconscientes de seus desejos humanos mais fundamentais, do anseio de transcendência e unidade.”
E algo que me surpreende e me deixa assim meio cabisbaixa, pois ainda tenho essa tendência é que ele não nos ensina a forma de amar, a forma de aprender essa arte afirmando que amar é uma experiência pessoal que só é possível ter para e por si mesmo, e acrescenta que:
“O que importa em relação ao amor é a fé em nosso próprio amor, na capacidade que este tem de produzir amor nos outros e na confiabilidade desse amor.”
Ok, fico feliz em confirmar que isso chega! (em teoria pelo menos)
Posso dormir descansada agora!!
quarta-feira, 31 de março de 2010
Materialista ou Crente?
Mas hoje vou falar de um tema em que há dis tipos!
Há as pessoas que têm aquela sensação constante de que haverá alguém para elas, alguém que as prencherá, um género de princesa ou príncipe que lhes afogará as lágrimas (apesar de geralmente provocar muitas também), que lhes fará sentir mais eles/as mesmos/as, que viverão felizes, por um determinado tempo, que mesmo que não seja eterno valerá a pena porque é verdadeiro e se não der certo o verdadeiro há-de vir eventualmente e temos de estar preparados - Este tipo de pessoa, geralmente sofre imenso porque sempre que se apaixona, pensa "é este o/a tal!" e depois repete esta frase pela mesma quantidade de pessoas que se apaixonou desde a sua infância até...sempre!
Depois há outras pessoas que de alguma forma não são tão, ou sequer crentes. Geralmente extremamente práticas e decisivas, saltam de relação em relação com uma estranha mas compreensível frieza, muias vezes trocando intimidade com qualquer coisa que brilhe um pouco, como quem entra num restaurante e come o prato do dia sem sequer olhar para o menu. São pessoas geralmente materialistas e as regras da intimidade são para elas semelhantes às regras do comsumismo..."se pagar tenho direito a", porém sabe-se que na maioria dos casos das compras de hoje, as garantias são poucas, o prazer é subtil e passageiro. Então o que vale a pena é a troca constante e não a manutenção de apenas um/a!
Há ainda pessoas que não sabem bem de que tipo são...oscilando entre um e outro consoante a quantidade de dor, consoante a quantidade de prazer...Dor e prazer, sempre tão próximos, sempre confundindo as nossas pequenas e frágeis mentes.
Materialista ou Crente? Eis uma boa questão!
segunda-feira, 29 de março de 2010
Século vinte e 1!
Super normal diriamos, contudo pensei...se está escrito "love you" numa casa de banho feminina, com certeza é algo que a pessoa a que esta mensagem é dirigida não a vai ler jamais...ou pouco provavelmente, então porque escreveria alguém "love you" numa casa de banho feminina de um café?
Porquê?
Bem, podemos pensar que na melhor das hipóteses a miúda era lésbica e a menina que ela estava apaixonada iria ler eventualmente um dia porque até lá vai de vez em quando e podia ler.
Eu saí da casa de banho a pensar naquilo...porque é que as pessoas escrevem recados de amor em lugares que não vão ser lidos? Que se escrevam em paredes e à vista de todos posso entender, quer-se exclamar ao mundo que se ama alguém, tudo bem, entendo. Geralmente não concordo com fazerem isso também, mas isso já era outra história.
Mas voltando, a menina que escreveu "i love ypu" sabia que à partida a pessoa não iria saber daquilo...até porque nem tinha nome, não dizia quem escreveu, não se podia adivinhar! Era apenas uma expressão do que sentia e porquê?
Pedi a um amigo para me dar a resposta e ele claramente respondeu: "as pessoas escrevem nas casas de banho públicas porque não têm coragem para dizer frontalmente que amam a quem amam". Será?
Será que é mesmo assim? Não há coragem para amar? Não há coragem para lutar pelo amor...ficamo-nos pelas mensagens nas casas de banho públicas, já nem é nos lugares públicos como se fazia antigamente, que aparecia "love joão" ou "love maria" ou o "maria+joão" tão típicos da minha altura. Ficamo-nos pelo Love you, nem sei quem escreveu, nem sei para quem é...a pessoa simplesmente expressa-se!
Com todos os meios de comunicação existentes hoje...telemóveis, facebook, mail, Hi5, messenger, skype, twitter, sms, mms, não sei mais quê...E não temos coragem para falar? Para comunicar à pessoa que amammos, o nosso amor!?
Escreviam-se cartas. Mandavam-se bilhetes. À mão! Com sentimento, com esforço, com dedicação.
Marcavam-se encontros de hoje para daqui a uma semana, sem saber notícias a meio, sem ter a certeza se apareceria...Andavam-se kilómetros de bicicleta para ir ter com a menina/o, sem saber o motivo do seu atraso, esperava-se...E será que apareceria?
Chamem-me antiquada, chamem-me do século passado. Mas há coisas lindas que se perderam com a tecnologia da comunicação, perdeu-se apesar de tudo...o outro tipo de comunicação! A comunicação que emana das emoções e dos sentidos...
Cada vez há mais formas de nos comunicarmos e cada dia há menos comunicação interpessoal. Tem-se a dizer algo, manda-se um email, quer-se pedir desculpas, uma sms! Vou-me embora sem um abraço, mando-te um * e um @ pela teclas!
Quero marcar um encontro com os amigos, é às 22h30 no messenger! Combino uma partida de futebol, a minha equipa contra a tua no facebook! Playstation, não precisamos de ir prá casa do "joão", pela net jogamos todos juntos sem sair de casa!
I L o v e y o u !
Eu anónima para ti incógnito!
sexta-feira, 26 de março de 2010
Teoria do Caos
Podiam fazer a descrição de forma mais simples:
Teoria do Caos - Vida da Menina das Pseudo-Certezas!
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Devaneios...filosóficos!
Sendo assim...Há uma realidade diferente para cada cabeça pensante.
E todas as realidade são questionáveis e nenhuma delas corresponde à realidade!
Nossos pensamentos nos fazem pensar e nossos sentimentos nos fazem sentir...a realidade.
Nossos pensamentos e nossos sentimentos não são portanto reais, são reais para nós.
Não são realidade, mas realidades, as nossas...visões.
Sentimos e pensamos porque queremos ou porque é inato? É possível controlá-los?
Sim! Eu digo sim!
Com os pensamentos e sentimentos moldamos a nossa realidade. Não a dos demais. mas a nossa sim!
Mudamos, se quisermos evoluir!
Mudamos se quisermos ultrapassar os obstáculos...
Mudamos se cremos no que queremos...
no que fazemos...
no que sentimos!
I wish...Bassically!
I am strong.
I am great.
I am fantastic.
I am...what you need.
I ...you!...
We could...have been.
But.
Bassically, i can not ask...i can not wish!
I have learned my lesson!