domingo, 30 de outubro de 2011

Violência na TV

Há umas semanas atrás fui fazer um exame de Ingles à International House em Coimbra.
Um dos módulos do exame era fazer uma composição sobre a violência na TV, em inglês claro. 
Na altura pensei para mim "que raio de tema...eu sei lá o que penso sobre a violência na televisão...não penso nada".
Não é comum eu não pensar nada sobre determinada coisa...mas a verdade é que cada vez que ligo a tv agora...penso nisso, e sinto-me bastante massacrada pela quantidade de sangue, real e artificial que me deparo em todos, todos os canais...Fico bastante incomodada pela quantidade de vezes que oiço as palavras: matar, assassinado, sangue, crime, etc. etc.
A fazer zapping paro 2 segundos em cada canal e uma destas palavras ou outros sinónimos entram pelos meus ouvidos a dentro, seja em português, inglês, espanhol, italiano...
Por favor...até um simples programa sobre culinária é assustador, cruel e chama-se "Cozinha do Inferno"! (Hell's Kitchen)
No noticiário...são imagens reais de pessoas deitadas no chão, inertes, mortas...e nós acostumamo-nos a olhar para estas imagens como normais, a entrar pela nossa casa a dentro, pela nossa mente a dentro...Nas séries, os assassinos e crimes violentos quase sempre punidos levam-nos a acreditar numa justiça quase divina. Mas sabemos que não é bem assim na realidade.
O que será que toda esta violência normalizada trás atrás de si como consequência?
Para nós, para os nossos sentimentos, emoções, medos, visões, expectativas?
Para os mais pequenos?...
Saberemos filtrar esta informação, pensar nela, entendê-la?

Sem comentários: