quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Conselhos...ou Concelhos?

Já dizia o meu pai e é bem verdade..."devagar se vai ao longe", mas era coisa que ele só dizia e raramente cumpria...com ele tudo tinha de ser à pressa, depressa, ou muito á pressa!
De todos os bons conselhos que me deram na vida...a maioria vieram de pessoas que raramente os cumpriam, mas eu sinto-me uma pessoa deveras mais perspicaz, pois eu sigo-os, dou-os e realmente, sigo-os!
Consigo perceber perfeitamente porque é que as pessoas não os seguem...simples, custa pra car***o!
De cada vez que tenho de seguir os meus conselhos, sinto-me, ansiosa, a arfar, com dores de estômago, com uma tontura na cabeça, uma sensação de aflição, uma apatia, incerteza, confusão, sensação de aperto, de centrífugamento, calores frios estranhos e por fim e não melhor...dúvida!
 É realmente comprrensível porque a maioria das pessoas prefere não passar por isto e não seguir caraças de bons conselhos nenhuns! Preferem fazer tudo à toa, procurando resultados rápido, procurando livrar-se das coisas o mais rapidamente possível. Bons conselhos vêem sempre acompanhados de qualidades como: paciência...compreensão...confiança...fé...!
Mas existem pessoas com estas qualidades nestes dias modernos povoados pela pressão do agora? Do já e do já havia de ter sido? A pressão do tem de ser, é o que fica bem, parece melhor? A pressão do ter de ter, ter de possúir, usufruir?
A perseverança é um termo que a maioria nem sabe o que significa...
Esperar...(já por si quase impossível) com esperança (vulgo...fé! - outra impossinilidade)
esperava-se que o novo milénio fosse uma época em que as pessoas entrariam mais em contacto com a sua espiritualidade, com o seu eu interior, ou como Freud gostava de lhe chamar, o Id, a parte intrínseca e instintiva!
Eu não tenho visto muito disso, mas tenho visto alguma coisa. Mais pessoas interessadas em preencher e melhor ainda, compreender aquele vazio que sentem constantemente! Não entendem de onde vem a angústia, mesmo quando têm tudo para se sentir felizes, sentem-na...
É simplesmente a falta de trabalhar a parte interna...só isso! Imaginem só...simples...mas complexo e bastante esforço exige, porque não se vê ou apalpa!
Trabalha-se o corpo e tudo externo a ele...para que esse corpo viva bem, com comodidades, muitas vezes comodidades a mais que nem eram precisas, mas pronto. Mas o trabalho do espírito, do nosso interior...emoções envoltas de mágoas, sensações de desapego ou desespero, sentimentos cheios de murros. Bloqueios emocionais aos potes e aos barris...tapados pelos potes e barris de cerveja consumida ao fim de semana!
Tudo é passível de ser trabalhado, o de fora e o de dentro idem...Cada pessoa trabalho o de fora, da forma que quer, que pode, que gosta, que tem de ser...O de dentro é igual, há que procurar a melhor forma de cuidar do que temos por dentro...de mimar o interior, de o alimentar! Para isso precisamos de entrar em contacto com ele...e para isso basta parar por vezes e não olhar nada...fechar  os olhos e nada ver...apenas sentir! :P
Eu pessoalmente acho que muita gente precisa de terapia a sério...outros tantos já nem vale a pena, nem com terapias lá vai...mas! Fugaz ser errante que lês as minhas palavras...que não sou exemplo para ninguém...que pouco sei da vida, e por isso muito dela falo. Segue este conselho...mesmo que eu não o siga!




Sem comentários: