sábado, 24 de setembro de 2011

Análise SWOT


Opções, escolhas.
É básico, saber o que se quer, delinear bem os objectivos e ligar o motor!
Não sabemos de antemão quais as consequências de cada escolha, mas podemos fazer uma simples análise SWAT para perceber o cenário.
Se serve para planeamento estratégico de uma empresa, também deve servir para o planeamento estratégico da vida de um indivíduo! Ou assim reza a história das pessoas racionais!
Tanto serve para nos posicionarmos como para verificarmos em que posição estamos.
Pois bem...para cada escolha uma análise swot...para cada opção um planeamento estratégico!
E mesmo assim, podemos errar na escolha, mas só se chamará erro se não der resultados socialmente aceites positivos. Se o mundo permitir que hajam resultados...ok afinal terá sido uma escolha acertada!
Portanto de antemão...jamais sabemos se é o certo, se é o errado, é o que parecia, pronto!

Como todas as pessoas, também eu sou influenciada pelas decisões de terceiros.
Se todos fizermos análises swot e assim decidirmos coisas, vamos ter um impacto em quem nos rodeia...se não analisarmos nada e andarmos por aí à toa a fazer escolhas incertas, a probabilidade de acertar em cheio uma lambada nos queixos de alguém que menos queriamos magoar, ou em nós mesmos, é aumentada exponencialmente...

Mas nestas análises swot, será que fizemos a análise swot para a pessoa que está ao nosso lado? Vimos e analisamos todos os pontos, em relação às consequências que terá para as pessoas à nossa volta? Não...fizemos uma análise extritamente egocêntrica, individual...usando uma ferramenta que geralmente é usada para empresas, companhias, indústrias que usam essa ferramenta considerando o todo, as pessoas que participam da decisão num todo!...

Análises swot sim...mas não se esqueçam que na vida de um indivíduo...tudo o que decidem passa pelo crivo das decisões de terceiros e essas dependem das análises individuais destes...Conclusão: é impossível prever, o que é o certo de forma racional!

O meu concelho de amiga de quem anda neste mundo e nada sabe...é que para fazer escolhas...sintam-nas, usem o coração, façam o que vos entusiasma, pois assim, correr bem ou mal deixa de fazer diferença, o que importa é que era o que queriamos, desejávamos e fizemos, não o racional e socialmente mais aceite, mas o que sentimos que era o certo! E é desse caminho que advém a verdadeira recompensa: a felicidade, a auto-valorização, a aprendizagem, o valor próprio e em última instância a nossa humanidade!

Sem comentários: