quinta-feira, 3 de maio de 2012

És bom ou mau?

O mais incrível é que geralmente não nos apercebemos a quantidade de vezes que durante apenas um dia conseguimos fazer a tentativa de distinção entre o que está certo e o que está errado, o que é bom do que é mau!

Tenta-se definir (julgar/achar/criticar/opinar) bom e mau como se os conceitos de bom e mau pudessem sequer existir de forma linear! É algo enrraizado desde bebés, "não faças isto, isso é mau" "não mexas, está errado!" "não chores, assim és feio" "pára de rir, pára de chorar, pára de cantar, pára de saltar, não cheires, não metas na boca, não faças barulho, não não não!" Decidam-se,,,acho que, ao todo, tudo foi - pelo menos um dia - mau!

Crescemos a saber que: há as coisas que são boas; e há, as coisas que são más. Não precisamos de explicações. É e pronto. Foi-nos dito. Foi estabelecido à priori da nossa existência. Quem somos nós, para saber, para entender, sequer para perguntar. E assim, aos poucos fomos-nos habituando a este ciclo. É dito que é bom ou mau, sem grandes explicações e deixamos de pensar sequer nessas exlicações, pois nunca existiram desde pequenos.

Aliás, pensar dá trabalho, custa, é chato! Os pais que tivemos fartaram-se de tentar perguntar e chegou a determinada altura e não perguntaram mais, aceitaram. Esses também tiveram outros pais, os avós dos pais, e esses já foram ensinados assim e também quiseram um dia saber o porquê das coisas, mas era chato explicar, pensar, e nem sabiam, porque também não tiveram uma explicação, por isso, é assim e porquê? Ninguém sabe!

Pensar na origem de tudo, na filosofia de todas as coisas...pôr tudo em causa e entender afinal, se realmente achamos determinada coisa boa ou má, se consideramos que algo é verdadeiramente certo ou errado para nós, pela nossa cabeça...uiii esquece! Too much work!

Tá dito, tá feito, tá decidido. E se tiver dúvidas pergunto a alguém que saiba mais do que eu. Porque afinal, que sei eu? Tudo me foi ensinado...nasci uma tela em branco. Sem capacidade de raciocínio ou qualquer noção de certo ou errado, quem me ensinou decerto estava certo! E mesmo que não esteja, pensar nisso é uma chatice tãoooo grande...Iria provocar a irra e o caos pensar e afirmar-me como cabeça pensante.

Pessoa que sabe o que quer, pessoa que se questiona sobre o bom e o mau, o certo e o errado. O melhor é fazer como sempre se fez. O bom é o que mais me convém e aos outros. O mau é o que não convém e...bem aqui os outros já não interessa! Hehheeh, há que ser esperto! Muito esperto, não é preciso pensar muito, imitamos quem tem tudo, quem tem mais coisas...sim isso!

Queremos ir por ali...haaaa é bom ou mau? Para quem? Para mim claro!

 Aconteceu algo que doeu, a culpa é nossa, somos maus. Só aos maus acontecem coisas más. Claro!

Simples, assim o mundo fica simples...um mundano caos-paranóico! Mas é assim que sempre se fez...


2 comentários:

Escrita Online disse...

Para quem gosta e QUER escrever:

3.ª edição do Concurso Online de Escrita.

http://escrita-online.blogspot.com

Increve-te e entra nesta grande aventura de 5 semanas!...

Boa sorte!

Escrita Online disse...

Para quem gosta e QUER escrever:

3.ª edição do Concurso Online de Escrita.

http://escrita-online.blogspot.com

Increve-te e entra nesta grande aventura de 5 semanas!...

Boa sorte!